O Presto é um software de gestão financeira que serve para controlar e administrar finanças pessoais ou empresariais.
Desenvolvido no Brasil para a realidade brasileira, foi lançado em 1996 e possui mais de 400 mil cópias distribuídas em todo o território nacional.
Clique nos ícones abaixo para ver as respostas!
O que exatamente faz o Presto?
Bancos:
Você pode cadastrar todos os bancos e saldos onde você ou sua empresa possui recursos.
Pagadores e Recebedores:
Cadastrar todas as empresas e órgãos oficiais para as quais você paga ou de quem você recebe recursos.
Categorias:
Cadastrar o plano de contas que você usa para contabilizar seus créditos e débitos, ou seja, lista de contas a pagar e a receber.
Classes:
Criar todos os centros de custo que deseja controlar, como por exemplo: casa, escritório e casa de praia para pessoas físicas ou departamento financeiro, vendas, produção, cliente A, projeto 1 etc., no caso de uma empresa. Desta forma você sabe quanto cada centro de custo gera de receita e de despesa, se há lucro ou prejuízo.
Lançamentos Previstos:
Digitar ou importar dados de todas as contas a pagar ou receber que ainda não foram pagas ou recebidas, para você controlar seu fluxo de caixa futuro.
Lançamentos Efetivados:
Digitar ou importar todas as contas a pagar e a receber que já foram pagas ou recebidas para você controlar seu fluxo de caixa presente e passado.
Esta função confronta seus pagamentos e recebimentos contra seus saldos bancários que sempre deverão ser iguais, desde que você tenha feito a conciliação bancária no dia.
Conciliação bancária via Home banking:
Quando você entrar no seu banco via internet para olhar seu extrato verifique a possibilidade de fazer download do extrato em arquivo e grave-o no seu computador.
O Presto abre este arquivo criado pelo seu banco e permite conciliar os lançamentos do extrato com os lançamentos registrados permitindo o perfeito controle de suas contas e saldos bancários.
Pagando uma conta:
Você pode ordenar uma saída de recursos no Presto através de transferência entre contas (registro simples), DOC (emite a carta ao banco), TED (emite a carta ao banco) ou impressão de cheques (imprime o cheque e cópia de cheque em impressora comum).
Para isso você deve ir à tela de lançamentos previstos, escolher os registros que deseja pagar e clicar no botão “Pagamento” e os registros pagos serão transferidos para a tela de lançamentos efetivos. Na seqüência indique a forma (DOC, TED ou Cheque) e imprima os documentos escolhidos.
Emissão de relatórios personalizados:
O Presto permite gerar diversos tipos de relatórios gerenciais tais como: fluxo de caixa, posição financeira do dia, previsão orçamentária, extratos bancários, conferência de lançamentos, rateios entre outros, que podem ser gravados para próximas emissões o que evita especificar todos os parâmetros a cada emissão.
A quem se destina?
O Presto foi idealizado para profissionais liberais, micro e pequenos empresários, pois é uma ferramenta simples de operar e ao mesmo tempo completa.
O que é versão Standard?
É a versão mais simples do Presto, que pode ser usada por pessoas físicas e empresas.
Ela se difere da versão Professional, pois controla as contas por regime de caixa (que considera a data de débito e crédito para efeito de controle) e não exporta dados para sistemas contábeis (utilizados por empresas de contabilidade).
O que é versão Professional?
É a versão mais elaborada do Presto, pois controla as contas em regime de caixa e também por competência (que considera a data em que o bem ou serviço foi consumido ou utilizado).
Possui um módulo adicional que trata todos os lançamentos efetuados com seus códigos contábeis (classificação numérica usada pelos contadores profissionais) além de permitir a integração de dados entre a empresa usuária e seu sistema de contabilidade seja interno (software próprio) ou externo (empresa de contabilidade).
O que é monousuário?
É a propriedade do software de trabalhar com apenas um usuário, ou seja, esta versão não permite instalação em rede apenas em uma máquina local e um único acesso por vez.
As duas versões do Presto, a Standard e a Professional podem ser adquiridas em modo monousuário.
O modo monousuário é indicado para pessoas físicas ou jurídicas que controlam as funções de planejamento financeiro, contas a pagar e contas a receber por uma única pessoa.
O que é multiusuário?
É a propriedade do software de trabalhar em rede com diversos acessos simultâneos, ou seja, esta versão permite instalação da base de dados (arquivo que contém os registros de lançamentos) em um servidor e a instalação do aplicativo (programa com todas as funcionalidades) em diversos computadores podendo todos estar efetuando registros em uma mesma base de dados.
As duas versões do Presto, a Standard e a Professional podem ser adquiridas em modo multiusuário.
O modo multiusuário é indicado para pessoas físicas ou jurídicas que controlam as funções de planejamento financeiro, contas a pagar e contas a receber por mais de uma pessoa, onde, por exemplo, o gerente financeiro pode cuidar do orçamento e supervisão e outra pessoa pode fazer os pagamentos enquanto que uma terceira pessoa pode fazer os lançamentos das receitas etc.
Pelo motivo de muitos usuários terem acesso à base de dados com os registros financeiros da pessoa física ou pessoa jurídica, as versões multiusuário possuem um módulo adicional de controle dos acessos que permite ao supervisor habilitar para cada usuário cadastrado quais funções serão permitidas ou proibidas.
Estas versões também possuem uma rotina de controle que permite rastrear todos os lançamentos efetuados identificando as pessoas que incluíram ou modificaram algum registro no Presto.
O que é multimoedas?
O Presto foi idealizado para a realidade brasileira em 1996 e, portanto possui um arquivo interno de índices financeiros como o dólar americano, o IGPM, IPC, IPCA entre outros.
O administrador financeiro pode emitir todos os relatórios no Presto convertido em outra moeda ou corrigido por qualquer dos índices de inflação, bastando especificar sua preferência no módulo de emissão de relatórios, que como dissemos pode ser memorizado.
Todos os índices do Presto são atualizados mensalmente e podem ser obtidos por download em nosso site ou diretamente no site www.ipeadata.gov.br que é à base de dados pública de índices macroeconômicos brasileiros.
O que é multiempresas?
Todos os registros financeiros do Presto estão gravados em um arquivo que chamamos base de dados que possui a extensão .PST.
Você pode abrir quantas bases de dados quiser, portanto se você administrar três ou quatro empresas, poderá abrir um arquivo para cada uma e gerenciá-las no mesmo aplicativo instalado em seu computador.
Isso ocorre para todas as versões Standard ou Professional, nos modos mono ou multiusuário.
O que são funcionalidades?
São todas as funções que o Presto executa para controlar suas finanças. Elas podem estar relacionadas com a operação do dia-a-dia como pagar, receber, conciliar extrato, imprimir cheques etc, como podem também se relacionar a manutenção do banco de dados, obtenção dos extratos bancários, definição de parâmetros e preferências, importação de índices financeiros entre outras.
Selecionamos algumas imagens das telas de funcionalidades para que você possa verificar como é fácil utilizar o Presto.